Bem-vindo ao Vale do Jiquiriçá
Vale do Jiquiriçá
Municípios e localidades: Jiquiriçá, Ubaíra, Amargosa, Santa Terezinha, Mutuípe e Cruz das Almas.
O Vale do Jequiriçá localiza-se a 150 km a oeste de Salvador e como atração turística oferece várias cachoeiras, rios, morros, flora e fauna exuberantes. O patrimônio histórico e cultural da região é rico e diverso, onde o turismo rural encontra um ambiente sócio-cultural favorável á sua expansão. O artesanato também é muito rico.
Jiquiriçá:
Fica localizado às margens do Rio Jiquiriçá, possui estrutura agradável e aconchegante,opções de hotéis e pousadas, além das mais variadas atrações naturais. Os locais mais visitados são: a queda d'agua Véu da Noiva, a Trilha Rota das Cachoeiras, os Rios Boqueirão e Jiquiriçá, e as cachoeiras Cutia, Guigó, Guariba, Palmeira e Boqueirão.
Amargosa:
Conhecido como um tradicional destino do interior da Bahia, principamente durante as festas juninas,São João e São Pedro(23, 24 e 29 de Junho). Grandes nomes da música se apresentam todos os anos, o que ajuda a trair milheres de turistas de diversos locais.
Santa Teresinha:
O cenário do local é ideal para a prática de vôo livre e corridas de aventura, por guardar serras e morros ainda pouco exploradas. Os turistas podem ainda se aventurar em trilhas para conhecer os rios e cachoeiras da região.
Cruz das Almas:
A cidade é um dos locais mais concorridos das festas de São João do Estado, é famosa pela guerra de espadas, que conta com a participação de populares, onde os turistas podem assitir ao show pirotécnico de maneira segura. A cidade possui uma boa rede heteleira e infra-estrutura de serviços.
Mutuípe:
O Local é banhado pelo Riacho do Mutum e pelo Rio Jiquiriçá, mas são as cachoeiras Alta, Roda D'agua e Três Saltos que são as atrações dos visitantes.
O local está sendo descoberto pelos adeptos ao Ecoturismo, e possui ainda, a reserva ambiental da Fazenda Nossa Senhora de Fátima e as ruínas dos Caminhos do Trem.